Meus amigos, bom dia. Começa o quarto mês do ano 1º de abril de 2015.
OPINIÃO do blog
Tradicionalmente hoje é considerado o dia da mentira. Mas algumas verdades começam a chegar a tona, submergindo dos tempos de obscuridade como os escândalos da Petrobrás e da Receita Federal e até mesmo uma mentira que é sustentada há muito tempo: o não a redução da maioridade penal. Ontem a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara derrubou projeto que proibia a discussão desse item, que alguns teimam em dizer que poderia ferir a Constituição Brasileira.
O que fere a Constituição é a falta de atenção das nossas autoridades a essa realidade que afeta todo o Brasil. Menores de idade estão sendo usados por bandidos, traficantes e ficam impunes de seus atos. Quando os próprios menores não são os verdadeiros bandidos, que roubam e matam sem dó e sem escrúpulo.
A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos não foi aprovada, é verdade, mas a mentira de que isso pode aumentar a criminalidade, como defendem alguns, foi derrubada. Por 20 anos a proposta ficou engavetada nos escritórios do Congresso Nacional. Agora espera-se que nossos deputados tenham a tenacidade de discutir a questão com rapidez. Nossa sociedade não aguenta mais tanta violência praticada por jovens adolescentes.
Pesquisa colocado no site da revista Época, ontem mostrava isso com mais de 86% a favor da redução e pouco mais de 13% contra. Não se trata apenas de reduzir a maioridade de 18 para 16 anos, mas implantar uma nova mentalidade: Esses maiores de 16 anos precisam saber o peso da mão da lei.
Lembrando também que foi num 1º de abril que começou, em 1964, o período militar no Brasil, quando o presidente João Goulart foi derrubado e os militares assumiram o poder. No período foram cinco presidentes militares (Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo) até a volta de um presidente civil ao poder, com a eleição de 1985 que conduziu Tancredo Neves ao Palácio do Planalto. Tancredo ganhou, mas não levou. Morreu no dia 21 de abril de 1985. A história marca que o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar foi José Sarney.
Hora e vez das manchetes dos principais jornais que circulam pelas bancas do Brasil nesta quarta-feira, 1º de abril de 2015... Mais um dia de Verdade em nossas vidas:
QUESTÃO DE OPINIÃO
- IMAGEM DO DIA
O VALE - Vale do Paraíba - SP
- Entrega dos Kits vai começar, mas só para a Educação Infantil
Estamos começando o quarto mês do ano, nas escolas o segundo bimestre e só agora a prefeitura de São José dos Campos começa a distribuir os kits escolares. Uma falta de respeito com os alunos. Até agora escreveram onde, no caderno do ano passado ou na folha de papel do pão?
- Ford demite 140 na volta do lay-off em Taubaté
FOLHA DE SÃO PAULO
- Sabesp quer alta na conta de água acima do autorizado
É mais um assalto no bolso do trabalhador. Em crise, empresa pedirá aumento maior que 13,8%. O reajuste, que entra em vigor dia 11 de abril, vem apenas quatro meses após o último reajuste de 6,49%. A justificativa para o aumento maior é velho: priorizar obras que ampliarão a oferta de água. Conversa "pra" boi dormir.
O ESTADO DE SÃO PAULO
- Levy faz acordo e Senado adia votação das dívidas
DIÁRIO DE SÃO PAULO
- Aposentadorias por idade e tem tem direito a 25% de acréscimo
AGORA - São Paulo
- Consulta ao novo valor dos benefícios do INSS começa dia 17
VALOR ECONÔMICO
- Fim das "pedaladas" eleva déficit fiscal de fevereiro
O GLOBO - Rio de Janeiro
- Contas do governo tem maior rombo desde 1997
EXTRA - Rio de Janeiro
- Conta de luz vai subir mais 5% para cobrir empréstimos
ESTADO DE MINAS - Belo Horizonte
- Metrô de BH anda para trás
GAZETA DO POVO - Curitiba
- Ministro da Fazenda admite novo imposto para ajustar as contas
DIÁRIO CATARINENSE - Florianópolis
- Novo imposto na mira de Levy
Em nome do ajuste fiscal, ministro não descarta novo tributo pára manter as contas do governo no azul.
ZERO HORA - Porto Alegre
- Doleiro diz ter pago propina na porta de diretório do PT
A TARDE - Salvador
- OAS pede recuperação judicial e põe à venda 50% da Fonte Nova
DIÁRIO DE PERNAMBUCO - Recife
- 94 horas perdidas na volta para casa
O Recife tem o trânsito mais lento na volta para casa do Brasil.
O LIBERAL - Belém do Pará
- Doleiro diz que mandou levar propina à sede nacional do PT
OPINIÃO do blog
E ontem, numa reunião no Sindicato dos Bancários, em São Paulo, o ex-presidente Lula veio falar sobre corrupção, defendeu seu partido e foi claro em afirmar que os culpados devem ser punidos. Sem dúvida. Está certo o ex-presidente, mas ele se esquece que um dos principais envolvidos é o tesoureiro do PT, João Vacari, que teve sua permanência no cargo defendida pelo próprio Lula que, mais uma vez, preferiu culpar a imprensa pela atual crise pela qual vive o Brasil hoje. O ex-presidente ainda tentou defender o partido e a presidente Dilma, afirmando que os ajustes fiscais são necessários por erros cometidos na administração petista. E chegou a dizer que chegamos ao fundo do poço porque o governo não aumentou a gasolina em 2012 para não aumentar a inflação. Quando Dilma baixou 20% no preço da luz, todos aplaudiram, disse Lula, "mas quem poderia imaginar a seca que o Brasil passaria". Agora a seca é nacional. Na campanha do ano passado era só em São Paulo?
E pode vir mais um imposto por aí, como disse o ministro Joaquim Levy, ontem, para manter as contas do governo no azul. Ministro Levy, pare de gastar que as contas saem do vermelho!
LANCE - O Diário dos Esportes
- San Lorenzo x São Paulo - Dia da Verdade! Para Muricy e para o São Paulo na Libertadores.
- Corinthians x Danúbio - Por mais recordes! Timão volta a campo na Arena para ampliar série invicta.
Bom dia a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário