quinta-feira, 9 de abril de 2015

Bom dia.
Começamos nossa coluna de hoje homenageando um dos artistas mais completos do Brasil, Amácio Mazaroppi que, se estivesse vivo, estaria completando 103 anos neste 9 de abril. O criador do Jeca Tatu chegou à Taubaté com dois anos de idade com o pai, o italiano Bernardo Mazaroppi, e a mãe, a portuguesa Clara Ferreira. Estrou sua primeira peça de teatro em 1932 e, a partir daí não parou de produzir mais. Estreou no cinema em 1952 com o filme "Sai da Frente". Em 1958 cria a PAM Filmes em Taubaté, em 59 ingressa na TV pelas mãos de José Bonifácio de Oliveira, o Boni e em 1974 decide construir,em Taubaté, seu primeiro estúdio para gravação de seus filmes, onde hoje está o Hotel Fazenda Mazaroppi. No total foram 33 filmes do artista brasileiro, sendo que o último não chegou a ser rodada já que Mazaroppi morreria em 13 de junho de 1981.
Esta a nossa homenagem a este que, por muitos anos incompreendido e criticado, foi um dos grandes nomes do cinema nacional: Amácio Mazaroppi, que aqui você vê como seu personagem mais famoso, o Jeca Tatu. Um trailler do filme de 1960.


Hoje, quinta-feira, dia Nacional do Aço e dia da Biblioteca. Aniversário do Jornal do Brasil, que não tem mais sua edição impressa, estando disponível apenas na internet.

Vamos conferiras manchetes, a primeira página dos principais jornais do Brasil hoje:
O VALE - Vale do Paraíba - SP

  • Central e PSDB querem votar Lei da Ficha Limpa em São José
  • Nova morte por dengue põe São José dos Campos em alerta
A decisão dos vereadores que estão no Centrão e na oposição tem um objetivo claro em São José dos Campos:impedir que o petista Marco Aurélio, ex-prefeito de Jacareí e candidato derrotado à Assembleia Legislativa nas eleições do ano passado, possa assumir a Secretaria de Habitação da cidade. 

FOLHA DE SÃO PAULO
  • Câmara aprova ampliação da terceirização no país
O ESTADO DE SÃO PAULO
  • Câmara aprova projeto de lei que amplia a terceirização
DIÁRIO DE SÃO PAULO
  • Câmara aprova regulamentação das terceirizações
AGORA - São Paulo
  • Aumento de preços em março é o maior dos últimos 20 anos
VALOR ECONÔMICO
  • Mercado já vê sinais de alívio na política de juros
O GLOBO - Rio de Janeiro
  • Terceirização é aprovada na Câmara, mas racha o governo
O DIA - Rio de Janeiro
  • Campeão é o fogão!
EXTRA - Rio de Janeiro
  • Fogão campeão
O Botafogo é o campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato carioca

CORREIO BRAZILIENSE - Distrito Federal
  • Justiça libera Vacary para mentir à Câmara
ESTADO DE MINAS - Belo Horizonte
  • Brasileiro leva choque do dragão
GAZETA DO POVO - Curitiba
  • Câmara aprova projeto de terceirização para todas as atividades de empresas
DIÁRIO CATARINENSE - Florianópolis
  • Tarefas urgentes para a educação
Novo ministro da educação fala à colunista Carolina Bahia dos desafios do seu trabalho

ZERO HORA - Porto Alegre
  • Câmara abre caminho para a terceirização
A TARDE - Salvador
  • Texto base do projeto da terceirização é aprovado
DIÁRIO DE PERNAMBUCO - Recife
  • Congresso aprova terceirização do trabalho
O LIBERAL - Belém do Pará
  • Parlamentares e OAB se unem contra bitributação da Celpa
LANCE - O Diário dos Esportes
  • Que comece o Paulistão: Corinthians x Ponte Preta; São Paulo x Red Bull; Palmeiras x Botafogo; Santos x XV de Piracicaba
  • Agora é que vale!
OPINIÃO do blog
+ Impressionante o que acontece em Santos com o incêndio que há 8 dias não cessa no Litoral Sul de São Paulo. Este já é o maior incêndio do Brasil em tanques de combustível e técnicos de uma empresa especializada em consertar vazamentos foi contratada para tentar acertar a situação. São oito dias de luta intensa dos bombeiros e ontem, com uma espuma especial, criou-se a expectativa do fim do fogo. Pura ilusão. Por causa dos vazamentos o fogo voltou e voltou com força. O prejuízo  é enorme, não só para a empresa,mas principalmente pra o porto, que está praticamente todo parado devido a confusão. Caminhoneiros estão parados há dias esperando por uma solução que só aparecerá quando o fogo acabar. Incrível a força das chamas e um alerta que fica para nossas autoridades.

+ E as sacolinhas em São Paulo? Ontem, numa nota bem cínica, a Associação Paulista dos Supermercados  disse que fica a critério do consumidor escolher o melhor critério para a sua necessidade. Ora, como se o consumidor que vai ao supermercado não precisasse de sacolinhas para levar suas compras. Essa Lei das Sacolinhas é o maior blefe que existe hoje em defesa do meio ambiente, que me perdoem os ambientalistas. Agora aparece até uma ONG que, segundo o decreto da prefeitura, é a única produtora da tal sacolinha reutilizável no Brasil. Antes, o preço de cada sacolinha de supermercado era de R$ 0,03, diluída pelo supermercado nos produtos. Com a nova decisão o preço vai para R$ 0,08 e quem arca com a despesa é o consumidor. Pode parecer pouco, mas imagine quanto vai ganhar quem fornece a sacolinha para os supermercados sendo a unica empresa produtora do material no país. Isso começa pela cidade de São Paulo, mas logo logo se espalha como vírus pelo Brasil. 

+ Novo articulador político do governo, o vice-presidente Michel Temer negocia com a presidente Dilma algumas benesses para o seu partido, o PMDB. Um pacote de bondades para o partido. Primeiro ele "pede" à presidente que nomeie o ex-deputado Henrique Eduardo Alves como ministro do turismo; que a presidente deixe para o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal para a vaga de Joaquim Barbosa, que está aberta até agora. Temer ainda deve entregar o comando do PMDB para Romero Jucá. Enquanto isso o articulador já começou a trabalhar. Ontem mesmo reuniu os líderes dos partidos que dão sustentação ao governo no Congresso para discutir apoio ao Ajuste Fiscal. E fechou um acordo. É ou não é um "parlamentarismo enrustido". A presidente virou a rainha da Inglaterra.E quem está por trás de tudo? O ex-governador do Rio, o caudilho Leonel Brizola diria: "...o sapo barbudo.".

+ No futebol vai começar a fase decisiva do campeonato paulista. E alguém duvida que os quatro grandes são favoritos para as semifinais contra os times do interior? Eu não! Mesmo com a pisada de bola do Palmeiras ontem, o time vai passar pelo Botafogo como o Corinthians vai passar  pela Ponte e São Paulo e Santos vão passar por Red Bull e XV de Piracicaba. O que não me agrada é o regulamento das quartas-de-final e semifinal. Sou favorável aos dois jogos, ida e volta com vantagem para quem tem melhor campanha de jogar o segundo jogo em casa. Um jogo apenas pode, de repente, tirar de uma equipe mais preparada, a chance de continuar num lance fortuito do jogo. Mas, são os entraves dos nossos regulamentos. No percentual de favoritismo para o título deste ano, anote aí: Corinthians com 40%, Santos com 30%, Palmeiras com 20% e São Paulo com 10%. Essa é minha opinião, mas todo mundo sabe: "futebol é uma caixinha de surpresas!".

+ E nós seguimos, dia a dia contando os dias para os Jogos Olímpicos no Brasil:




Nenhum comentário:

Postar um comentário