Meus amigos, hoje é o Dia do Jornalista.
Parabéns aos companheiros do Vale do Paraíba e de todo o Brasil que defendem, de forma intransigente a boa informação. Tenho como pais no jornalismo três figuras predominantes na minha formação. Os valeparaibanos Bouéri Neto, o Papa do jornalismo em nossa região. Não tive oportunidade de dividir o microfone com Bouéri, mas nas redações onde estivemos juntos, sempre tive aulas de como ser um bom profissional, e Jorge Lemes. Muito obrigado Jorge, por ter me ajudado tanto desde que cheguei à redação da antiga Rádio Clube de São José dos Campos. Um profissional sério, verdadeiro e amigo. A terceira figura que me inspira até hoje é José Paulo de Andrade. Ouço o Zé do Pulo há muito tempo e ele é, sem dúvida, um referencial para mim. Tantos outros jornalistas passaram pela minha vida profissional de 31 anos como radialista e jornalista.
Parabéns a todos os companheiros que fazem do jornalismo uma religião de Verdade e Honestidade, de formação de opinião e, o mais importante, de amizade com o ouvinte, telespectador ou leitor.
Hora e vez de conferir os destaques, as principais manchetes dos jornais que circulam hoje pelo Brasil:
O VALE - Vale do Paraíba -SP
- Nomeação de Marco Aurélio por Carlinhos impõe "saia-justa": Barrado pela Lei da Ficha Limpa nas urnas, ex-prefeito de Jacareí assume esta semana Secretaria de Habitação em São José dos Campos. Governo defende indicação e Sindicato critica nova reforma.
Desde que assumiu a prefeitura de São José dos Campos o prefeito Carlinhos Almeida já mudou 31 vezes seu primeiro escalão.Alguns secretários já passaram por pelo menos 3 pastas, mas o prefeito ainda não acertou a mão. Essa mais nova mini-reforma mostra que as coisas não andam bem. Agora chamar um "estrangeiro" para assumir a habitação mostra que os quadros da cidade não tem gente competente para a área. O que não concordo. Com a saída de Miguel Sampaio, quem assumiu a habitação foi Roberti Costa, que acumulou a secretaria que tenta acertar os loteamentos irregulares na cidade. Roberti é da cidade, conhece cada canto de São José e seria o nome mais indicado para a sequência do trabalho da habitação. As mudanças mostram uma velha prática do PT de apadrinhamento de filiados que perdem cargos e são imediatamente reconduzidos em outras cidades. Isso já havia acontecido na administração da ex-prefeita Angela. Carlinhos, antes de tomar posse, garantiu que governaria com cabeças da cidade. Parece que São Josénão tem tantas cabeças pensantes como se imaginava. Outra mudança que chamou a atenção, criticada pelo Sindicato dos Servidores, foi a saída de Célio Chaves, da educação, para a chamada de Luiz Carlos de Lima para a pasta. Lima é considerado guru político de Carlinhos e assume um posto nevrálgico na administração.Chaves estava desgastado como Secretário de Educação desde o chamado "escândalo dos Kits escolares", quando tentou explicar o inexplicável na chamada tomada de preços para o fornecimento de kits de materiais escolares para crianças do ensino municipal. Carlinhos tenta acertar seu governo, mas ainda não convenceu.
FOLHA DE SÃO PAULO
- Dilma oferece articulação política para peemedebista
O ESTADO DE SÃO PAULO
- Dilma chama PMDB para comandar a Articulação Política
DIÁRIO DE SÃO PAULO
- Saiba como pagar menos de INSS sendo empreendedor
AGORA - São Paulo
- Liberada a grana da Nota Fiscal Paulista
VALOR ECONÔMICO
- O lucro das companhias abertas caiu 10% em 2014
METRO - São Paulo
- Sacou a Sacolinha? Não? Então você não é o único. Desconhecimento e cobrança extra marcam início da novidade nos mercados.
Mais uma vez a poderosa Associação dos Supermercados volta sua metralhadora para o consumidor, da capital, obrigado a pagar por uma coisa que ele já paga nos supermercados. Ou alguém acredita que o preço das sacolinhas não está embutido nas mercadorias? Conversa para boi dormir, como foi na primeira tentativa de enfiar goela abaixo do consumidor as sacolinhas "que salvam o meio ambiente". Puro capricho da Associação Paulista dos Supermercados.
O GLOBO - Rio de Janeiro
- Comperj dará prejuízo de R$ 45 bi à Petrobrás
ESTADO DE MINAS - Belo Horizonte
- A nova fonte de água para a capital
GAZETA DO POVO - Curitiba
- Estados e municípios reforça briga com a União por receitas
DIÁRIO CATARINENSE - Florianópolis
- Geração de emprego perde o fôlego em Santa Catarina
ZERO HORA - Porto Alegre
- Economia desaquecida leva empresas a demitir
A TARDE - Salvador
- Promoções para reduzir crise no setor de turismo
DIÁRIO DE PERNAMBUCO - Recife
- Inferno dos invisíveis: ontem aconteceu o nono incêndio em comunidades pobres do Recife. Desta vez as chamas destruíram uma favela no bairro de Campo Grande, deixando 200 famílias desabrigadas
LANCE - O Diário dos Esportes
- Fim de uma era: Muricy não é mais técnico do São Paulo. Treinador sai pelos maus resultados e para cuidar da saúde
A saída do treinador já era esperada. Muricy não conseguiu acertar nesta passagem pelo São Paulo que confirmou a continuidade de Milton Cruz como técnico interino. Diretoria descartou a contratação de um técnico estrangeiro e corre trás de nomes brasileiros como Abel Braga, o favorito, Luxemburgo, que será difícil de sair do Flamengo, e outros. Ainda acho que o problema do São Paulo não está no banco, mas dentro de campo. Muitas estrelas do time estão totalmente apagadas. O exemplo maior é Paulo Henrique Ganso. O jogador, considerado um maestro, não consegue reger a orquestra do Morumbi e o time se ressente disso. Ganso é um dos problemas, tanto que Milton Cruz já disse que pretende "fechar a casinha", ou seja, amanhã contra a Portuguesa e contra o Red Bull, no final de semana pelas quartas-de-final do Paulistão, vai jogar com 3 volantes. O São Paulo precisa se preocupar, hoje, em não tomar gols.
No ritmo do esporte, continuamos com nossa contagem regressiva para os jogos Rio 2016:
OPINIÃO do blog
A indicação de Eliseu Padilha para a Articulação Política do governo central mostra que o ex-presidente Lula, que vem articulando com o PMDB a terceirização do Planalto, está preocupado com sua candidatura à presidência nas próximas eleições, em 2018. Lula vê, claramente, que os rumos que a política está tomando inviabilizam completamente sua pretensão de voltar ao Palácio do Planalto, mesmo que petistas de carteirinha não admitam esta possibilidade. Lula acerta com o PMDB a terceirização do governo Dilma, dando poder ao partido de Michel Temer hoje, mas pode levar uma bola nas costas do terceirizador, que pensa em lançar candidato próprio em 2018. Política, como diz meu amigo, jornalista e professor, Galvão Júnior, continua sendo a "arte de fazer hoje, pensando no amanhã", nem que para isso seja necessário passar por cima de uma ideologia que, no final das contas, o PT perdeu no meio do caminho.
Mais uma vez parabéns aos colegas jornalistas neste 7 de abril, Dia do Jornalista!
Bom dia a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário