Queremos homenagear e nos solidarizar com a luta delas, que a cada dia vão demonstrando mais capacidade para solucionar problemas e se destacar numa sociedade tão machista.
A mulher é o elo mais forte de uma relação.
Ela dá força ao homem.
Acolhe os filhos.
Mostra-se forte nos momentos de tormenta.
É capaz, forte, persistente, tenaz.
Uma forte coluna da casa, onde o marido é o telhado.
Mulher lutadora, guerreira.
Perspicaz e inteligente.
Sábia sempre palavras que nos levam a fazer a diferença.
Mulheres que fazem a diferença.
A história marca uma tragédia para esta data, quando em 1857 um número de 130 mulheres fizeram uma greve numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. Elas reivindicavam redução na jornada de trabalho que chegava a 16 horas diárias, equiparação com os salários dos homens e tratamento digno no ambiente de trabalho.
Morreram queimadas por um incêndio provocado pelo dono da fábrica que fechou os portões e cruelmente colocou fogo no local.
53 anos depois desta tragédia, na Dinamarca, uma conferência definiu que 8 de março passaria a ser o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, lembrando das 130 operárias mortas nos Estados Unidos num dos atos mais desumanos da história.
A data não é apenas para ser lembrada, mas vale como um dia de reflexão da importância da mulher em nossa sociedade. Muitos avanços foram verificados, mas as mulheres ainda sofrem com baixos salários, jornadas excessivas de trabalho e desvantagem na escalada profissional com os homens.
Mas, o mais revoltante de tudo é o violência que ainda vemos contra a mulher. Violência dentro de casa, violência na rua com o grande número de estupros, violência nos locais de trabalho com o assédio moral e sexual. Fatos que precisam ser banidos do histórico de vida de tantas mulheres Brasil e mundo afora.
No Brasil, uma data importante além do 8 de março, é o dia 24 de fevereiro de 1932. Neste dia foi instituído o voto feminino,dando direito às mulheres de escolher seus representantes políticos, participando diretamente de eleições. E que voto importante. Hoje as mulheres são maioria no eleitorado brasileiro,mas ainda há pouco representação feminina tanto no Congresso Nacional quanto nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.
Esta é a homenagem do blog QUESTÃO DE OPINIÃO para as mulheres mais que vencedoras
E esta é a homenagem especial que faço às mulheres da minha vida:
Na foto, comigo, minha esposa Ana (centro), e minhas filhas Raphaella (e) e Amanda (d). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário