quarta-feira, 11 de março de 2015

Meus amigos, bom dia.
Quarta-feira, 11 de março de 2015, dia de clássico do campeonato paulista com Santos e Palmeiras medindo forças logo mais à noite na Vila Belmiro.
Hoje é dia Internacional das Vítimas do Terrorismo. Prática terrível que ceifa a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. E estamos vendo diariamente pela televisão um novo tipo de terrorismo, muito mais cruel, o praticado pelo Estado Islâmico, agora usando crianças para matar.
Também dia Mundial do Rim.
Hora de conferir as manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, dia que lembramos ainda dos aniversários da ex-jogadora de basquete Paula, a Magic Paula, e do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, primeiro brasileiro e quinto latino americano a ir ao espaço:

O VALE - Vale do Paraíba - SP
  • Com mais de 500 casos, São José decreta estado de alerta com a dengue
Engraçado como a cidade perdeu a mão no controle da doença. Não sei se é coincidência, mas a partir da administração do prefeito Carlinhos Almeida, São José voltou a apresentar índices altos da doença. São José perdeu a mão não só na saúde, mas também vem mostrando inabilidade com o esporte de competição. Desistiu de sediar os Jogos Abertos do Interior e as equipes que se destacavam nas competições estaduais e nacionais, como o basquete masculino, por exemplo, estão fazendo água. Inadmissível uma cidade com uma equipe de basquete que tem o técnico da Seleção Brasileira ir tão mal numa competição como o NBB. Mas voltando a dengue, o número de mais de 500 casos mostra a necessidade da prefeitura com suas equipes de monitoramento, tomarem uma posição mais firme e combaterem a doença. E nós, dentro de casa, também precisamos ficar atentos.

FOLHA DE SÃO PAULO
  • Governo recua e amplia faixa de isenção do imposto de renda
O ESTADO DE SÃO PAULO
  • Planalto recua e tabela do IR terá reajuste de até 6,5%
  • Barusco diz que campanha de Dilma recebeu U$S 300 mil
DIÁRIO DE SÃO PAULO
  • Veja como conseguir benefício do INSS para doença antiga
AGORA - São Paulo
  • Salário Minimo terá reajuste acima da inflação até 2019
O GLOBO - Rio de Janeiro
  • Governo cede, negocia com PMDB e faz acordo sobre IR
O DIA - Rio de Janeiro
  • Governo faz acordo para cobrar menor IR de salários mais baixos
CORREIO BRAZILIENSE - Distrito Federal
  • Delator diz que propina bancou o PT em 2010
ESTADO DE MINAS - Belo Horizonte
  • Cada vez mais quente - destaque do jornal traz uma charge da presidente Dilma dentro de um cadeirão
ZERO HORA - Porto Alegre
  • A propina em detalhes
  • Governo pede à CUT que cancele protesto marcado para sexta-feira
VALOR ECONÔMICO
  • Fuga da poupança ameaça financiamento imobiliário
A TARDE - Salvador
  • Campanha do PT em 2010 recebeu propina, diz delator
GAZETA DO POVO - Curitiba
  • Delator da Lava Jato diz que campanha de Dilma recebeu U$S 300 mil
LANCE - O Diário dos Esportes
  • Clássico 100 - Santos e Palmeiras
  • Jogo marca volta de Arouca à Vila Belmiro e duelo com Robinho. Peixe perto de acertar com Dorival
  • Verdão atinge 100 mil sócios torcedores
OPINIÃO do blog
O acordo fechado ontem no Congresso entre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), não é nada mais do que o justo para a tabela do Imposto de Renda. Quem ganha menos, paga menos imposto. Se fosse o contrário, como o governo queria, isso traria um prejuízo ainda maior para o próprio governo central, que já começa a ver com outros olhos a manifestação programada para este domingo, dia 15, em todo o Brasil.
E para complicar ainda mais, o primeiro depoimento à CPI da Petrobrás do ex-gerente Pedro Barusco jogou uma pá de cal sobre as intenções da situação (entenda-se PT) de mostrar que o propinoduto funciona desde o governo FHC. Ficou evidente, tudo precisa ser provado, é verdade e nisto estão certos os deputados do PT que participam da CPI, que a partir do governo Lula a distribuição de "vantagens" ficou mais contextualizada. O ex-gerente da Petrobrás chegou a citar detalhes de como funcionava o poder de corrupção da principal estatal brasileira.
E para complicar mais um pouco, a presidente Dilma foi recebida com vaias num grande evento da construção civil, ontem em São Paulo, sob os gritos de "Fora Dilma" e "Fora PT". A presidente chegou até a fazer um sinal, o de recuar, para sua equipe, e foi de carro até o salão onde discursou para alguns empresários. A falta de aceitação do governo hoje é tão grande que Dilma discursou para várias cadeiras vazias.
Tudo isso faz crer que os atos marcados para este final de semana podem ser um marco na estratégia do governo de trabalhar suas diferenças, que são muitas, principalmente dentro da base.
Some-se a tudo isso o anúncio da Volkswagen, em Taubaté, de colocar em lay-off, 250 funcionários. Isso depois de encerrar o terceiro turno e da outra montadora da cidade, a Ford, demitir funcionários. Algo que não se imaginava no mercado automobilístico do Vale do Paraíba até meados do ano passado, quando a produção estava a todo vapor.
Essa decisão da Volks é uma clara amostragem de como está ruim a economia brasileira nos tempos atuais. Totalmente descontrolada e colocando em risco um dos bens mais estimados do brasileiro: o emprego nosso de cada dia.
Dito isto, embora seja importante destacar os fenômenos internacionais no enfraquecimento do real diante do dólar, a verdade é que estão longe de explicar, como tentou a presidente Dilma no último domingo,, todo movimento observado no período mais recente. A perda de valor da nossa moeda reflete, muito mais do que a crise internacional, problemas vividos pelo país, cuja aceleração tem sido notável.


A imagem do dia mostra claramente como estamos querendo levar o Brasil hoje.
Uma carroça com rodas quadradas não sai do lugar.
Bom dia a todos!

E logo mais estaremos de volta com nosso comentário em áudio, abrindo ainda mais a discussão sobre os temas do nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário