quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"Nova Política" só com gente séria!



Olá amigos e amigas!
Termina o período mais monótono do rádio e da TV brasileiros com o fim do Horário Eleitoral Gratuito. Adjetivos para esse periodo é o que não falta: Tedioso, caricato, cafona,, brega, insensato, ridículo, chulo, vulgar, grosseiro... etc.
Mais uma vez coloco em discussão a necessidade de uma mudança no nosso modelo político eleitoral brasileiro. Nos vangloriamos por ter o sistema de votação mais moderno com a urna eletrônica, uma apuração rápida e a divulgação de um resultado elogiado por especialistas em eleições em todo o mundo.
Mas nosso sistema político é arcaico, enferrujado e superado pelos anos e anos de um arranjado modelo sem um fim comum.
Uma reforma política no Brasil é mais que necessária. 
Primeiro. Eleição de dois em dois anos é um atraso para o País. O Brasil para e muita coisa não pode ser feita devido ao calendário eleitoral. Defendo e continuo batendo o pé na necessidade de mudar. Eleições gerais de 5 em 5 anos para presidente, governador, senador, prefeito, deputados federais e estaduais, vereadores, reitores de universidades, síndicos de prédios e tudo mais. Nos Estados Unidos as eleições são assim. O modelo de votação é horrivel, mas você vota para tudo.
Mas para isso mudar preciso de vontade. Vontade dos nossos políticos.
Segundo. São 32 partidos registrados no Brasil, um absurdo. Tirando os 6 ou 7 que realmente representam alguma coisa no cenário, os outros são nanicos e meros arrecadadores de campanha, sem nenhuma representatividade.
Terceiro.Nossa propaganda eleitoral leva do nada ao lugar nenhum. Um monte de mentiras, acusações e invencionices que tomam conta do nosso rádio e televisão por 45 dias. Sem dizer nas figuras que aparecem e acabam ganhando o voto daqueles que estão insatisfeitos com nossa política. Exemplo claro dos Tiriricas da vida.
Quarto. Para terminar os nossos debates. Este ano tive oportunidade de ver os da Bandeirantes, SBT, Record e hoje pretendo ver o último, da Rede Globo. Mas já garanto que não vai mudar em nada minha opinião. Nossos debates são engessados e sem conteúdo. Um pergunta-responde-réplica-tréplica que não esclarece nada, não permite a troca de idéias e o embate direto entre os principais concorrentes. 
Este quadro que passo para você não é nada otimista, eu sei. Mas depende de nós mudar.
Votar é uma obrigação neste domingo para todos nós que queremos mudança. Votr em candidatos que conhecemos e temos acesso. Fica aqui uma dica importante para você amigo e amiga leitor: procure votar em candidatos que tenham comprometimento com a verdade, a verdadeira política - não aquela do fazer hoje pensando no amanhã.
Eleição é coisa séria. Não brinque com seu voto para que possamos, um dia, ver as mudanças.
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário