sábado, 7 de fevereiro de 2015

Liberdade que não pode ser calada!

Gosto de leitura inteligente, de pessoas que expressam opinião com simplicidade e tenacidade. Assim é a colunista Eliane Cantanhêde, do jornal O Estado de São Paulo. Leio suas colunas desde os tempos da Folha e muitas vezes norteei minhas opiniões no texto letrado e bem escrito da colunista, assim como outros que tenho muito estima como os professores Delfim Neto e Rubens Rícupero. Sem falar em inúmeros colunistas e editorialistas que colocam suas opiniões de forma clara e sem meias palavras.

O mesmo acontece no rádio e na televisão, onde podemos citar colegas como José Paulo de Andrade, Joseval Peixoto, José Nello Marques, Heródoto Barbieiro e outros que usam os microfones para expor as benesses e mazelas do País.

Nunca na história moderna desta nação, com exceção ao regime militar, alguns quiseram tanto calar a voz da imprensa. Tramita ainda no Congresso Nacional um projeto de Lei que pretende controlar a mídia no Brasil. Um exemplo claro de cerceamento de opinião e informação da população para os acontecimentos mais recentes que nos envergonham, não diante do mundo, mas diante de nós mesmos.

E num momento que deveria ser de alegria para milhões de brasileiros, que batem no peito e dizem ter um partido que defende os trabalhadores, onde o PT completa 35 anos sua principal estrela, o ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, solta mais uma pérola do "perseguido" partido:

Segundo o site do jornal Valor Econômico, Lula fez a crítica ao comentar a cobertura da mídia no caso da prisão de João Vacari Neto, secretário de finanças do partido, conduzido a Polícia Federal para dar explicações sobre as arrecadações estrondosas do PT para suas campanhas eleitorais com possíveis suspeitos de dinheiro desviado da Petrobrás, cerca de US$ 200 milhões.Mais uma vez a imprensa é culpada pelas denúncias que foram feitas.

O PIG - "Partido da Imprensa Golpista" - é, segundo membros do PT, como seu presidente nacional, Rui Falcão, o grande responsável pelo escárnio por que passa o Brasil.

É por isso que o PT e seus aliados querem, de qualquer forma, mandar goela abaixo de todos, a qualquer preço, a aprovação da chamada regulação social da mídia que, trocando em miúdos é uma verdadeira Lei da Mordaça, uma censura a tudo aquilo que é publicado e comentado contra o governo dos tempos modernos.

Quantas vezes a então candidata Dilma não falou durante a campanha do ano passado que não se mexeria no direito dos trabalhadores? Mexeu! A economia estava bem? Não estava, tanto que as primeiras medidas da presidente eleita foram um verdadeiro "Pacote de Maldades" contra a sociedade. Diante das denúncias da revista "Veja", antes da eleição do ano passado a presidente foi taxativa de que iria processar a revista.

As denúncias foram tão veementes que o resultado é o que vemos hoje com nosso maior industria, a Petrobrás combalida e perdendo a cada dia valor de mercado e, pasmem, nem a indicação de um nome de expressão como Aldemir Bendini para a presidência consegue melhorar o nível de confiança na empresa e no governo.

E vem o ex-presidente Lula dizer que o "critério adotado pela mídia brasileira é o da criminalização do PT"?

O que interessa para quem manda, na verdade, não é publicar aquilo que quer; é impedir que seja publicado aquilo que não quer. Isso não se resolve fazendo insultos à revista "Veja", por exemplo, em notas oficiais, blogs ou palanques. Só se resolve com o silêncio do "controle social".

E isso ninguém quer.
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,a-galinha-dos-ovos-de-ouro-imp-,1627684
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,a-galinha-dos-ovos-de-ouro-imp-,1627684
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,a-galinha-dos-ovos-de-ouro-imp-,1627684

Nenhum comentário:

Postar um comentário