terça-feira, 12 de maio de 2015

Meus amigos, bom dia!

Folhinha virando na alvorada do outono de 2015, hoje é terça-feira, 12 de maio, dia mundial do Enfermeiro. No Brasil se comemora o dia do Engenheiro Militar.



Depois de mais uma madrugada fria, a terça-feira promete muita nebulosidade com aparecimento do sol e possibilidade de chuvas no final da tarde. As temperaturas não passam dos 23 graus. A partir desta quarta-feira o tempo começa a ficar mais firme, com menos chuva. Mas o frio continua.

Confira agora as manchetes dos principais jornais desta terça-feira pelo Brasil:


Outro forte terremoto sacode o Nepal e provoca pânico na capital. Tremor teve magnitude de 7,4, segundo a USGS. País ainda não se recuperou do tremor do dia 25 de abril, que matou mais de 8 mil pessoas.



O VALE - Vale do Paraíba - SP
  • Embraer planeja levar linha do Phenon de S.José para os EUA
  • Carcereiro é mantido refém por adolescentes
A decisão da Embraer deve ser ruim para o mercado brasileiro, mas coloca a empresa joseense na macro-briga internacional da industria aeronáutica. Com a linha de montagem do Phenon nos Estados Unidos a fabrica brasileira se coloca diretamente na luta e com iguais condições de competir com suas concorrentes no seleto mercado americano. O problema é o que a Embraer vai fazer com os 650 funcionários ligados diretamente à produção do avião. Serão demitidos, o que seria normal em tempos modernos, ou a empresa pretende readequar seu quadro. Bairristicamente a decisão da Embraer é péssima para a região, mas em termos de competitividade da empresa brasileira, o negócio é muito bom.

DIÁRIO DE TAUBATÉ
  • Começam hoje os Jogos Escolares da Primavera
GAZETA DE TAUBATÉ
  • CPI dos Radares quer ouvir Lola (Lola é a Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté, Dolores Piño)
FOLHA DE SÃO PAULO
  • Governo quer mais recursos do FGTS para financiar casa 
ESTADO DE SÃO PAULO
  • Dilma agrada Renan para evitar derrota de Fachin
DIÁRIO DE SÃO PAULO
  • Motoristas de ônibus vão parar das 10h às 12h
AGORA - São Paulo
  • Veja as agências do INSS que dão benefícios mais rápidos
VALOR ECONÔMICO
  • Governo rejeita socorro ao setor imobiliário
O GLOBO - Rio de Janeiro
  • Industria em crise já demitiu 50 mil este ano
CORREIO BRAZILIENSE
  • Cassada internacional ao caloteiro das noivas
ESTADO DE MINAS - Belo Horizonte
  •   Planalto requenta programa encalhado
GAZETA DO POVO - Curitiba
  • Corregedoria da PF apura denúncia de escuta ilegal na Operação Lava Jato   
DIÁRIO CATARINENSE
ZERO HORA - Porto Alegre
  • PF indicia 4 ex-deputados e mais 26 pessoas na operação Lava Jato
DIÁRIO DE PERNAMBUCO - Recife
  • O futuro dos esqueletos do Recife
A TARDE - Salvador
  • Prefeitura entrará na justiça para garantir remoções
 Bolsa de Valores de São Paulo fechou com leve alta de 0,08% nesta segunda-feira, na abertura dos trabalhos da semana. Dólar Comercial com alta de 2,27% fechou o dia acima dos 3 reais, em R$ 3,05; Turismo vale R$ 3,22. Com leve baixa de 0,17% o Euro fechou em  3,36. No Japão a Bolsa de Tóquio fechou hoje com alta de 0,02%.
LANCE - O Diário dos Esportes
  • Sheik é punido pela Comenbol e abre espaço para Romero no banco. Paraguaio segue os passos de Romarinho, que virou herói improvável na Libertadores de 2012.
  • Palmeiras enfrenta o Sampaio Correia pela Copa do Brasil hoje: Leandro é relacionado após 6 meses.
  • No São Paulo, Michel Bastos treina, faz 4 gols e deve ser escalado contra o Cruzeiro amanhã,
  • No Santos, Gabigol perde espaço no Peixe e jogador pode entrar como contra-peso na negociação pela permanência de Robinho com o Milan
O Taubaté espera com expectativa o jogo de quinta-feira, contra o Barretos, pelo quadrangular que define o acesso para a série A-2 de 2016. Nesta quarta-feira jogam Primavera e Atibaia e, um empate entre os dois classifica o Burro da Central, que vai disputar com o Barretos a liderança do grupo. O time do técnico Ito Roque, depois de 2 empates com o Atibaia, está confiante. No departamento médico os titulares Lelo e Léo sáo dúvidas para o jogo desta quinta em Barretos.
Foto: Rogério Marques/jornal O Vale

FUTEBOL INTERNACIONAL - Hoje tem Copa da UEFA e um jogo emocionante na Alemanha. O Bayer de Munique enfrenta o Barcelona precisando inverter o placar negativo de 3 a 0 da semana passada, com show de Messi, que fez dois gols, e Neymar Júnior, que completou o marcador. O Bayer está em baixa, há três jogos não faz gol e perdeu no final de semana pelo campeonato alemão, do qual já é o campeão. Futebol pode tudo, até o Bayer vencer por 4 a 0 e eliminar o  poderoso Barcelona, mas, sinceramente, na minha opinião, o Barcelona já está classificado para as finais.


A coluna do jornalista econômico Celso Ming no Estado de São Paulo nesta segunda-feira foi, no mínimo, preocupante. No título Ming diz "Depois que piorar, melhora". Mas no corpo da coluna, o jornalista mostra que a situação é de pessimismo. Para ele, daqui para frente, a recessão só tende a se aprofundar e as más notícias prevalecerão na economia. Mas está nas mãos do governo uma reversão relativamente rápida deste quadro. Um dos exemplos mais claros dos problemas da economia nacional ficou para o Dia das Mães, data tradicionalmente de boas vendas para o comércio. Quem esperava melhorar um pouco o rendimento teve que se contentar com, no mínimo, um empate técnico, o que não é bom. E tem mais: a procura de bens duráveis, como automóveis, está em queda, apresentando forte retração, e ainda tem a Caixa, que reduziu o financiamento imobiliário para 50% do valor do imóvel em detrimento dos saques da caderneta de poupança, que aumentaram. Celso Ming não nega que a situação é precária, mas há uma luz no fim do túnel, já que a maioria das correções dos preços administrados já foi feita e os programas de ajuste do governo, mesmo que aos trancos e barrancos, estão passando no Congresso, com o governo tendo que dar o famoso jeitinho para suas aprovações. Até a Petrobrás promete para sexta-feira a divulgação do balanço do primeiro trimestre do ano. O que pode atrasar um pouco mais o respiro da economia é o resultado do PIB. Muito provavelmente os números que serão divulgados do primeiro trimestre serão muito ruins, apontando para forte queda nos investimentos. O experiente jornalista econômico mostra ainda que, apesar da área de negócios e dos resultados macroeconômicos apontarem para resultados negativos, há movimentos de mudança para melhor. Se o governo conseguir corrigir distorções na área de petróleo e acertar as concessões a recuperação será colocada em marcha. Mas tudo vai depender de uma grande vontade política do governo Dilma.



Bom dia e ótima terça-feira a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário