O Vale do Paraíba é uma das cinco regiões metropolitanas mais importantes do país. Aqui se concentra uma fortaleza que concentra a industria automobilística, aeronáutica, tecnológica e de turismo, tudo reunido no cone leste paulista com mais de dois milhões de habitantes do Estado de São Paulo.
Mesmo assim, alguns índices estão trazendo preocupação, ou deveriam trazer, para nossas autoridades.
Nos últimos seis meses, a região, considerada um motor da economia de São Paulo depois da capital, fechou mais de 19 mil vagas de emprego. Pode até parecer um número normal, mas não é. O Vale está demitindo muito mais do que admitindo. A industria ainda se ressente da pior crise político-econômica que o Brasil vive em toda sua história.
O alívio veio com a notícia, em julho, que a General Motors de São José dos Campos, está contratando 500 novos empregados, para a linha de montagem da S-10 - diga-se de passagem o único produzido pela planta joseense da gigante montadora americana. Mas é pouco para uma região tão desenvolvida tecnologicamente.
É lógico que o fechamento de vagas de emprego não impacta diretamente em outro índice, e esse eu acho o mais preocupante: a violência.
Seguimos a anos como a região mais violenta do interior paulista.
Manchete do jornal O Vale do final de semana diz que oito das 20 cidades com maior número de homicídios estão aqui na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Um número muito triste.
Entre janeiro e junho deste ano foram 227 mortos por assassinato na região, alta de 7,10% em comparação com 2015.
O resultado é tão preocupante, que mostra outro dado importante. Em todo o Estado há uma tendencia de redução no número de homicídios. Nos últimos seis meses caiu em 12,32% o número de homicídios.
Para a polícia, a região tem certas peculiaridades como localização, estradas e uma população flutuante.
Isso é verdade. Vivemos numa região que ajuda a bandidagem. Se é assim, é preciso, com urgência um plano de ação, aumento de efetivo e tecnologia. Só com ação se vence esse terrível índice chamado violência.
Dito isto, entramos definitivamente no clima olímpico. Sexta-feira a cerimônia de abertura da Olimpíada 2016 no Brasil. Aqui vamos acompanhar e traduzir um pouco do que é a emoção dos jogos. E aqui deixamos uma mensagem de ânimo para nossos atletas e a grande torcida brasileira:
Um grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário