quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Transito de Taubaté precisa fluir


Meus amigos. Há muito tempo se discute mudanças no transito caótico da cidade de Taubaté, que no início deste mês de dezembro completou 369 anos. Pode-se dizer que há 369 motivos para não se passar pelo centro da cidade pela dificuldade no transito, que reúne carros de passeio, vans do transporte alternativo e ônibus do transporte público. Sem falar no sábado até às 2 da tarde, quando torna-se impossível circular pelo malfadado centro da cidade, até a pé. É algo desafiador para o mais "zen" dos tranquilos..
Mas algo precisa ser feito. E está se tentando.
Achei inviável a medida tomada pela secretária de transportes quando deixou a famosa avenida Independência com mão única, mas uma coisa é certa: o transito melhorou. A fluidez agora é notada e houve melhorias no bairro, um dos mais populosos de Taubaté.
Agora fala-se em inverter mãos e mudar o sentido de ruas no centro da cidade, a partir da praça Santa Terezinha.
O mínimo que se deve dar ao prefeito Ortiz Junior e a secretaria de transportes é o direito de errar.
Se não der certo, volta-se atrás e vamos tentar outra alternativa. O que não pode continuar é a hecatombe que segue o transito na região central, onde o transito, principalmente em horários de pico, fica insustentável.
Uma coisa não podemos negar: Dolores Moreno Piño, a Lola, vem de uma escola muito experimentada em mudanças no sistema viário. Trabalhou com quem, na minha modesta opinião, foi o melhor secretário de transportes de São José dos Campos nos últimos tempos, o atual presidente do PSDB na cidade, Anderson Farias Ferreira. Este, aliás, que, para mim, deveria ter sido escolhido para concorrer à eleição de 2012 pelos tucanos para concorrer ao governo da cidade. Uma decisão equivocada da cúpula tucana de São José que custou a prefeitura da cidade ao partido.
São José é hoje uma cidade onde o tráfego flui devido ao ótimo trabalho do Anderson e da Lola, no sentido de estudos técnicos e testes de viabilidade urbana. O chamado ANEL VIÁRIO trouxe mais tranquilidade ao motorista da cidade e tirou do centro uma quantidade enorme de carros. E mesmo este anel precisa de novos investimentos, porque hoje já mostra alguns gargalos.
Precisa melhorar, claro que sim. Hoje a industria automobilística, mesmo em crise, enche nossas ruas e avenidas com carros que não há tráfego que aguente.
É preciso dar um voto de confiança ao trabalho que a secretária Lola realiza hoje em Taubaté.
Se tudo o que for feito acabar em crítica, não há secretário que aguente trabalhar.
Não sou advogado para defender ninguém, mas creio e disso tenho certeza: Taubaté só vai melhorar seu trânsito quando nossos motoristas se conscientizarem de que não precisam passar pelo centro da cidade para cruzar, por exemplo, da Independência para a Vila São Geraldo.
Trata-se, então, meus amigos e amigas, de educação e bom senso no trânsito.
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário